quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A Batalha do Chile

Lembro de ter assistido um filme com meu pai sobre a ditadura do Chile chamado "Chove sobre Santiago"(Il Pleut sur Santiago - Helvio Soto), que na época me impressionou muito. O Palácio La Moneda, a invasão e a resistência do presidente Salvador Allende entrou aí entre as minhas referências. A trilha sonora do filme é de Astor Piazzolla é uma obra de arte à tarde.

Em 2006, numas férias, achei numa locadora no Recife "A Batalha do Chile", um documentário muito comentado, mas nunca disponível nas péssimas locadoras de Brasília. Assistir aos 4 DVDs sem interrupção. Fantástico! O melhor documentário político que já vi. O filme tem como base cenas gravadas durante o golpe militar e enviadas clandestinamente ao exterior. Durante muito tempo achou-se que elas haviam sido destruídas, mas foram encontradas e gerou esse clássico do cinema mundial.




Visitar o La Moneda sempre foi algo que senti com um certo impacto, com um peso da história do local. Ontem fomos lá. Ficamos mais tempo no Centro Cultural que foi construído no subsolo do palácio e onde, visitamos uma exposição sobre a China Antiga e uma outra com os bordados de Violeta Parra.

O gramado do palácio está sempre cheio de gente sentada, conversando e namorando. O entorno do palácio é monolítico, com prédios todos iguais e simétricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário